PABX em núvem

Como funciona?

O PABX IP ou PABX Virtual é um sistema de telefonia completo que fornece ligações telefônicas sobre as redes de dados IP, ou seja, através da internet. Toda a conversação é enviada e recebida como pacotes de dados sobre a rede em tempo real.

Quais as vantagens?

Custos menores

Uma única linha digital: isso é tudo o que uma empresa precisa para implantar um sistema de PABX em nuvem. Assim, saem de cena o servidor, as placas de telefonia e outros acessórios — com a telefonia na nuvem, não é mais necessário se preocupar com infraestrutura. Sobra, então, mais tempo para se concentrar no negócio!

Fácil instalação

Por funcionar na nuvem, o PABX virtual não requer o uso de equipamentos específicos ou instalações complicadas. Desta forma, não é necessário preparar infraestrutura física no local, o que libera espaço nas dependências da empresa.

Mais segurança

A telefonia na nuvem oferece segurança total nas operações, já que tem ferramentas de criptografia, gravação e monitoramento de chamadas. Por isso, se houver qualquer problema com a energia ou com a internet da empresa, as ligações podem continuar a ser feitas por um smartphone.

Disponibilidade constante

Como o PABX fica hospedado na nuvem, ele é constantemente mantido disponível e em operação. Além de não haver falhas por queda de energia, eliminam-se problemas como rompimento de cabos da operadora, dispositivos com defeito e outros.

Melhor comunicação

Com o PABX virtual, é mais fácil transferir chamadas — e isso não só entre os ramais da empresa, mas também para outras filiais, mesmo que elas estejam em localidades distintas. Além disso, o sistema pode ser integrado, de maneira prática, com e-mail, redes sociais, SMS e outros recursos.

Maior produtividade

Como os profissionais da companhia têm acesso ao sistema de qualquer localidade, o PABX virtual ajuda a aumentar a produtividade. Independentemente do segmento em que a empresa atua, seus clientes ganham com essa praticidade. Além disso, a organização passa a economizar recursos com o deslocamento dos colaboradores. Afinal, mais assuntos podem ser discutidos por telefone — já que esse tipo de sistema oferece mais estabilidade nas comunicações.

Fim dos gastos com manutenção

Em um PABX convencional, quando há falhas, o conserto do equipamento tem um custo que vai além do monetário: a inatividade do sistema afeta diretamente a produtividade, já que não é possível fazer ou receber ligações. Na modalidade virtual, como é comum que haja redundância dos sistemas, mesmo quando há defeitos, eles raramente são percebidos pela equipe.

Integração de sistemas

Outra grande vantagem do PABX em nuvem é a possibilidade de integrar internet, chamadas e mensagens. Isso faz que todas as informações fiquem armazenadas em um único banco de dados na nuvem. Dessa forma, todo o histórico de clientes pode ser encontrado na mesma base e o atendimento se torna mais ágil e eficiente.